filocriatividade
Imagine um ginásio onde se pratica a flexibilidade, a resistência, a força e a agilidade – do pensamento.
Numa oficina de Filosofia (para Crianças e Jovens) treinamos o pensamento crítico, o pensamento criativo, o pensamento cuidativo e também o colaborativo. Pensamos com os outros.
O projecto filocriatividade tem o reconhecimento Chaire UNESCO Pratiques de la Philosophie avec les enfants.
o que são as oficinas de Filosofia?
As oficinas de Filosofia são adaptadas às idades dos seus participantes. Começam com uma provocação filosófica: um jogo, um excerto de um texto, um livro, um vídeo ou uma pergunta.
A partir daí, constroem-se condições para o diálogo, estabelecendo algumas regras. Por exemplo: para falar, pedimos a palavra e colocamos o braço no ar. Fala uma pessoa de cada vez, colocando em prática a escuta.
É possível encontrar vários registos das oficinas pesquisando, nas redes sociais, por #filocri.
Por motivos #covid19 estas oficinas assumiram a forma online, para proteger todos os participantes.
As fotografias aqui partilhadas pertencem ao arquivo deste projecto, de Janeiro 2008 a Fevereiro 2020.
o que faço?
centros de estudo e bibliotecas
Oficinas de filosofia e criatividade, para crianças (a partir dos 4 anos) e jovens. Os participantes são agrupados em faixas etárias ou de ano de escolaridade.
[Presenciais ou online]
oficinas nas escolas
Oficinas de filosofia e criatividade pensadas para turmas, no jardim de infância, bem como nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos
[Presenciais ou online]
perguntas em família
Oficinas nas quais a criança é acompanhada por um adulto: o pai ou a mãe, o avô ou a avô, os irmãos mais velhos, a madrinha ou o padrinho.
[Presenciais ou online]
acções de formação
Oficinas ou cursos de curta e longa duração para aprender o que é a Filosofia para crianças, e como se faz. Para professores, educadores e outros agentes educativos.
[Presenciais ou online]
cafés filosóficos
Trata-se de um actividade pensada para os mais crescidos. A premissa é aceitar o desafio de parar para pensar. Tudo começa com uma pergunta.
[Presenciais ou online]
pensamento criativo
Cursos onde é possível aprender e praticar a criatividade. Para crianças, para jovens e também para os mais crescidos.
[Presenciais ou online]
o que dizem sobre as oficinas #filocri?
(…) depois de assistir a esta oficina, percebi como é vital que as nossas crianças saibam pensar “out of the box”, que vejam o mundo de outras perspectivas, de outras vozes, de outras mentes.(…)
Ana Cila, mãe
[/content_slide][content_slide key= “g37qolzf2ewi4kj”]
(…) Acompanhei a Joana durante as atividades e através das dinâmicas criadas é possível que as crianças vejam o mundo de uma forma diferente, questionem, saindo da sua zona de conforto, desenvolvendo o espirito critico. No final das sessões todos descobrem qual a principal açãode quem quer filosofar: PERGUNTAR!
Fátima Monteiro Bento, Serviço de Extensão Cultural da Biblioteca Municipal de Faro
[/content_slide][content_slide key= “v2ie4yqVz”]
(…) As sessões permitiram o bom envolvimento das turmas chegando, quase sempre, mesmo aos mais distraídos ou irrequietos. Há um sentido de humor aliado ao questionamento constante com as crianças que a Joana consegue segurar do início ao fim das sessões. (…)”
Elisabete Paiva, Directora Artística na Materiais Diversos
[/content_slide][content_slide key= “JQBR1HZ5a”]
Gosto de pensar sobre o mundo e gosto de pensar com outras pessoas. As oficinas de formação na área da filosofia para/com crianças e os cafés filosóficos em que tenho participado, sob a dinamização da Joana Rita Sousa, têm constituído um exercício continuado e estruturado de pensamento crítico e criativo.
Margarida Costa, Educadora de Infância
[/content_slide][content_slide key= “UzHAlAEJZ”]
(…) Nos seus programas, sempre conversados com uma equipa de miúdos em direto no estúdio, despertamos para as ideias através das opiniões dos participantes, sem paternalismos ou julgamentos, sem orientações ou “proselitismos”.
João Pedro, Coordenador de Produção da Rádio Miúdos
[/content_slide][content_slide key= “iP3xyuvne”]
(…) Uma vez que a Filosofia é uma disciplina que só entra no sistema de ensino a partir do 10° ano, as oficinas de filosofia para crianças orientadas pela Joana Rita Sousa, são uma forma inovadora dos mais jovens poderem experimentar e tomar conhecimento de uma disciplina que lhes é desconhecida, mas que consideramos muito importante para a sua formação.
Rita Leite, Produtora na Inestética | Associação Cultural de Novas Ideias
[/content_slide][content_slide key= “B449pBYRq”]
A Joana consegue cativar todos os alunos com o seu sorriso e a sua presença. Assim que chega a uma sala, esta enche-se de curiosidades e muitas questões no quadro. As tutorias são repletas de aprendizagens, com muitas cores e esquemas. Os alunos adoram-na!
Patrícia Almeida, Coordenadora Pedagógica no Ginásio da Educação Da Vinci (Odivelas)
[/content_slide][content_slide key= “FzOacU-5v”]
As oficinas de filoCriatividade desenvolvidas pela Joana Rita Sousa são momentos de reflexão em grupo sobre diversas temáticas da sociedade, que graças às técnicas criativas caminham para pensamentos críticos. O desenrolar das oficinas, tanto para crianças como para adultos, levam a mais perguntas, e cada vez com mais pontos de interrogação, o que exercita a vontade de ir mais longe nesta reflexão comunitária.”
participante nas oficinas de Filosofia da Biblioteca Manuel Alegre, em Águeda
[/content_slide][/content_slides]
olá, eu sou a Joana!
Sou licenciada em Filosofia pela FCH da Universidade Católica. Desde 2008 que viajo pelo país promovendo oficinas de pensamento crítico e criativo. Em 2011 passei pela Escola Portuguesa de Moçambique, em Maputo, para ministrar formação a professores e educadores.
Professora e oradora
Integro a equipa docente da Pós-Graduação em Filosofia para Crianças da Universidade Católica e já fui oradora numa TEDx talk.
Membro e Fundadora
Membro honorário da Federação Mexicana de Filosofia para Crianças, da Sociedade Portuguesa de Filosofia, da Sophia Network e do The International Council of Philosophy Inquiry with Children (ICPIC). Sou co-fundadora dos encontros Sentir Pensamentos | Pensar Sentidos.
“Falar a sorrir”
Além de ser certificada e mestre em Filosofia para Crianças, continuo a investir na minha formação nesta área. Este é um tema que verdadeiramente me fascina. A Filosofia faz-me “falar a sorrir” (como disse a Mia).
contacte-me para saber mais sobre as oficinas presenciais ou online
[email protected]
para ler no blog
Criado em 2006, o blog filocriatividade – filosofia para crianças e criatividade dedica-se à divulgação de oficinas e eventos relacionados com a filosofia para crianças, em Portugal e no mundo.